Sobre o curso
A organização curricular do Curso Técnico em Florestas oferece o desenvolvimento das competências profissionais necessárias para participar do planejamento e executar e controlar os processos de produção florestal, considerando a legislação técnica, a de segurança do trabalho, a de meio ambiente, a responsabilidade social e os aspectos econômicos, a fim de contribuir para o desenvolvimento de povoamentos florestais cultivados, visando a produção para fins comerciais, considerando a diligência e preservação de florestas nativas.
Eixo Tecnológico (SETEC/MEC): Recursos Naturais
Nome do Curso: Curso Técnico de Nível Médio em Florestas
Habilitação Profissional: Técnico em Florestas
Nível de Ensino: Técnico de Nível Médio
Modalidade de Ensino: Ensino a Distância (70% online e 30% presencial)
Forma de Oferta: Subsequente (é necessário ter o ensino médio completo)
Carga Horária Total: 1.200 horas
Duração do Curso: 2 anos
Objetivo
Formar profissionais com capacidades técnicas para participar do planejamento, além de executar e controlar os processos de produção florestal, visando ao desenvolvimento de povoamentos florestais cultivados e a preservação de florestas nativas no contexto brasileiro.
Perfil do profissional
O técnico em Florestas formado pelo Senar é um profissional habilitado para participar do planejamento, executar e controlar os processos de produção florestal, de acordo com as boas práticas desse setor, normas técnicas, legislações e necessidades do mercado.
Sua atuação no mercado de trabalho é ampla: poderá trabalhar em empresas públicas e privadas, instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, instituições educacionais, organizações não governamentais (ONG), propriedades rurais, empresas de consultoria, indústrias, instituições de classes, representação comercial, prestadora de serviços ou cooperativas.
Alta empregabilidade para os formandos
A grande vantagem para quem segue o caminho do curso técnico é chegar mais cedo ao mercado de trabalho. No caso do Curso Técnico em Florestas, o profissional entra num setor em expansão, que gera mais de 3 milhões de empregos diretos e indiretos, e que compõe uma área importante do agronegócio brasileiro, sendo fundamental para a economia do país, especialmente porque o Brasil possui uma das maiores extensões florestais do mundo.
Os produtos florestais são demandados por inúmeras indústrias e segmentos. Os produtos sólidos de madeira, o carvão vegetal, a borracha natural, os painéis reconstituídos e pisos laminados, a celulose e o papel, são os principais exemplos quando consideramos a produção florestal de larga escala. Diante do crescimento do setor florestal, aumenta a necessidade de profissionais qualificados para atender às demandas por produtividade aliada a práticas sustentáveis.
O técnico recém-formado poderá realizar funções com considerável grau de autonomia e iniciativa, que abrangem responsabilidades de controle de qualidade de seu trabalho ou de outros trabalhadores e/ou em coordenação de equipes de trabalho. Requer capacidades profissionais tanto específicas quanto transversais, como sustentabilidade e legislação, além de outras.
Matriz curricular 2023/2
O curso contém um total
de 1.200 horas.
Módulo básico
● Ambientação em Educação a Distância - 30 horas
● Informação - 40 horas
● Comunicação - 45 horas
● Matemática Básica e Financeira - 45 horas
● Fundamentos do Agronegócio - 70 horas
● Noções Gerais de Economia - 30 horas
Módulo Específico I: Produção Florestal
● Propagação e Viveiros Florestais - 120 horas
● Implantação Florestal - 120 horas
● Manejo Florestal - 140 horas
Módulo Específico II: Controle Florestal
● Assistência Técnica e Extensão Rural no Desenvolvimento Florestal - 80 horas
● Controle de Qualidade do Processo de Produção Florestal - 100 horas
● Controle dos Recursos Físicos e Financeiros da Produção Florestal - 80 horas
Módulo Específico III: Planejamento Florestal
● Planejamento Florestal - 100 horas
● Gestão do Empreendimento Florestal - 100 horas
Módulo TCC
Trabalho de Conclusão de Curso - 100 horas
Certificações Intermediárias
A organização curricular dos cursos técnicos do Senar apresenta itinerário formativo, no qual os estudantes têm a possibilidade de trilhar uma trajetória de educação profissional, em que podem obter qualificações técnicas (certificações intermediárias) até a habilitação técnica. Nesse formato, as pessoas podem ampliar os conhecimentos e a escolaridade em uma evolução gradual.
certificação intermediária Assistente de Produção Florestal (requer a conclusão do Módulo Específico I); e
certificação intermediária Assistente de Controle de Produção Florestal (requer a conclusão do Módulo Específico II).
Diploma
Ao concluir com aprovação todos os módulos e as disciplinas que compõem a matriz curricular dessa habilitação técnica de nível médio, integralizando a carga horária total de 1.200 horas, o Senar conferirá o diploma de Técnico em Florestas com validade nacional.
Você também pode gostar
Curso Técnico
Agricultura

Curso Técnico
Agronegócio

Curso Técnico
Agropecuária

Curso Técnico
Fruticultura

Curso Técnico
Segurança do trabalho

Curso Técnico
Zootecnia
